Cachorro quente

Olá! Quanto tempo! O Culinária & História de hoje traz para você um lanche que é requisitado no mundo todo: o cachorro-quente.



O cachorro-quente é uma comida típica dos Estados Unidos em que se coloca salsicha ou mais ingredientes dentro de um pão sovado. 

Nos Estados Unidos, o preparo típico do cachorro-quente é colocado a salsicha com o molho agridoce, picles à base de pepino, mostarda e ketchup. Também são muito utilizados o chucrute (repolho azedo) e o chili, uma espécie de massa e feijão com carne moída picante. 

No Brasil, a forma de se fazer o cachorro-quente depende da região país, e o picles não é lá muito popular por aqui. Em São Paulo, por exemplo, se come com purê de batata, no Rio de Janeiro com ovo de codorna (em alguns lugares), em Minas Gerais com milho verde e batata palha e na Paraíba com carne moída e verdura ralada por cima da salsicha. Aqui no Maranhão o cachorro-quente tem tudo isso (risos).

Em Santa Catarina, principalmente quando está na festa Oktoberfest, em Blumenau, além dos ingredientes que já citei, eles adicionam ao molho de tomate do cachorro-quente, o chucrute (que é conserva de repolho fermentado típica que culinária germânica), dando um sabor muito especial.

Agora chegamos às teorias sobre o surgimento do cachorro-quente.

1 - A mais conhecida é a história de um açougueiro de Frankfurt, na Alemanha. Em 1852,  ele resolveu batizar as salsichas que fabricava com o nome de seu cachorro dachshund. 

2- Um imigrante alemão, Charles Feltman, levou essa salsicha para os Estados Unidos em 1880. Lá criou um sanduíche com quente com pão, salsicha e molhos.

3 - Em 1904, em Saint Louis, nos Estados Unidos, um vendedor de salsicha quente criou uma maneira de seus fregueses não queimarem as mãos. A quem comprasse suas salsichas, ele oferecia luva de algodão limpíssima. Só que os clientes não devolviam as luvas e ele acabava tendo prejuízo. Seu cunhado então, que era padeiro, sugeriu que o salsicheiro pusesse as luvas de lado e começasse a usar pão. 

Aqui no Brasil, por volta de 1926, o empresário Francisco Serrador, que idealizou a famosa Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro, lança o cachorro-quente em seus cinemas. A novidade inspirou Lamartine Babo e Ary Barroso, a criarem em 1928, a marchinha "Cachorro-Quente".

E a partir de 1945, depois da Segunda Guerra Mundial, quando o Brasil passou a sofrer grande influência da cultura americana, o cachorro-quente conquistou definitivamente espaço entre os brasileiros.

Gostou? Então vamos a uma receita tradicional (que é mega óbvia) de cachorro-quente e uma não tão tradicional assim:
Resultado de imagem para cachorro quente sous

Tradicional (Para 6 pessoas)

Ingredientes:


6 salsichas

1 tablete de caldo de carne

3 colheres (sopa) de requeijão cremoso

1/2 lata de milho

1 colher (sopa) de orégano

2 latas (350 gramas/unidade) de extrato de tomate

1 colher (sopa) de óleo ou azeite

Cebola a gosto

Queijo a gosto

Batata palha a gosto

6 pães


Modo de preparo:

Caso a salsicha seja de carde bovina, ferva-a antes para que o corante saia, caso seja de frango ou carne suína isso não é necessário. Deixe-a ferver por 5 minutos e rapidamente escorra a água, caso contrário a salsicha irá começar a partir. Não deixe ferver por muito tempo, pois ela pode absorver água e perder o sabor original.

Comece fritando a cebola. Despeje sobre a panela o azeite ou óleo, logo em seguida acrescente a cebola e mexa. Não espere muito e coloque quatro colheres (sopa) de extrato de tomate para evitar que a cebola queime, acrescente um pouco de água para que o molho de tomate não grude na panela. Mexa por 30 segundos e adicione o tablete de caldo de carne, deixe esquentar por aproximadamente 1 minuto. Enquanto o molho ferve, parta a salsicha da forma que você quiser, vertical, horizontal ou deixe-a inteira (sugiro partir a salsicha, pois assim o molho irá penetrá-la mais ainda). 

Acrescente ao molho mais 3 colheres (sopa) de extrato de tomate e mais um pouco de água. Não esqueça de mexer, pois isso evita que o molho grude na panela. Despeje todo o milho e o orégano no molho e continue mexendo. Coloque mais 4 colheres (sopa) de extrato de tomate e um pouco de água. É muito importante você sempre colocar mais molho de tomate do que água. A água você só a acrescenta para que o molho não fique muito grosso, por isso deve ser acrescentada a quantidade mínima de água. 

Mexa por aproximadamente 2 minutos. Assim que o molho começar a ficar mais concentrado, coloque o requeijão cremoso e mexa bastante, para que o requeijão possa fluir sobre todo o molho, para que ele não fique concentrado em um só lugar. Após aproximadamente 1 minuto e 30 segundos, o molho irá começar a ferver e já está na hora de as salsichas entrarem na panela também, acrescente-as e mexa um pouco, logo em seguida deixe esquentar por mais 5 minutos. Enquanto o molho é fervido, você já pode preparar o queijo para ser esquentado. Pegue uma fatia de queijo, coloque em um prato e leve para o microondas. 

Esquente-o por 20 segundos na potência máxima, logo em seguida coloque-o em seu pão. Depois de ter deixado o molho ferver por um tempo, desligue o fogão e está pronto o seu cachorro quente. Acrescente o molho em cima do queijo, para que ele derreta mais ainda, logo em seguida a salsicha. A batata palha e o milho fica a gosto de cada um.

P.S. - O requeijão cremoso pode ser substituido por creme de leite. Meia lata está ótimo.

Caso não haja um microondas no local onde será feito o cachorro quente, o queijo poderá ser derretido junto ao molho. O bom de esquentar o queijo no microondas é que todo o excesso de gordura que há nele fica visível e você pode retirá-lo.

Agora uma receita de cachorro-quente de forno.

Resultado de imagem para cachorro quente de forno

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

2 xícaras (chá) de leite

2 ovos

1 1/2 colher de sopa de fermentem pó

100 g de queijo parmesão ralado


Recheio:

8 salsichas cozidas e picadas

1 cebola picada

1 tomate picado sem sementes

1 pimentão picado

1 lata de milho

1 lata de ervilha

Azeitonas

1/2 lata de pomarola


Modo de preparo:

Bata no liquidificador a farinha, os ovos, o leite e a metade do queijo ralado
Acrescente por último o fermento, mexendo devagar com uma colher
Misture todos os ingredientes do recheio
Unte uma forma e polvilhe com farinha de trigo
Despeje a metade da massa, o recheio e cubra com o restante da massa
Polvilhe com o resto do queijo
Leve ao forno pré aquecido, por aproximadamente 30 minutos, ou até ficar dourado.