O jeitinho mineiro - Pão de queijo

O Culinária & História de hoje vai contar a história e ensinar a receita de um pãozinho muito famoso e apreciado pelos brasileiros: o pão de queijo.

Resultado de imagem para pão de queijo
  
Apesar de ser típicamente mineiro, há várias versões sobre a origem do pão, alguns historiadores dizem que ele existe desde o século XIX, porém tornou-se nacionalmente popular a partir de 1960. Estudos dizem que que o pão de queijo surgiu na época da escravatura, e sua receita foi reinventada, pois a mandioca é o pão dos indíos, o leite e ovos eram utilizados pelos portugueses que, juntamente com o polvilho, deram o sabor que é tão popular.

Nesse período não era sequer sonhado que o pão de queijo ganharia o Brasil e o mundo, pois comer queijo era, e ainda é, um hábito. Mas no século XIX o queijo sobrava e endurecia, e como a farinha era de baixa qualidade, foi substituida por polvilho.

A origem da receita se funde com a origem da culinária mineira, pois com o tempo os ingredientes foram modificados. Primeiro surgiu a goma, vinda em forma do polvilho doce ou azedo; depois a gordura de porco, sal, leite, nata, manteiga, e o queijo, que foi sendo incorporado ao biscoito goma (antecessor do pão de queijo), que eram moldados em forma de pequenas bolinhas e assados.

Hoje é exportado para toda a América Latina, EUA, Europa e Japão. A Colombia tem uma variação do pão de queijo, denominada pan de bono ou pandebono. São bastante parecidos quanto a textura, característica do polvilho azedo, conhecido lá como almidón de yuca fermentado, e é obtido em um processo idêntico ao empregado no Brasil. No Paraguai e na Argentina, na província de Missiones, há o chipá, nome este que também pe usado no Mato Grosso do Sul. 

Agora que já conhecemos a história, vamos à receita tradicional do pão de queijo:

Resultado de imagem para pão de queijo

Ingredientes:

    4 copos(americanos)de polvilho doce (500g)
    1 colher de (sopa) fondor maggi ou sal a gosto
    2 copos de (americano)de leite (300ml)
    1 copo (americano) de óleo (150 ml)
    2 ovos grandes ou 3 pequenos
    4 copos (americano) de queijo minas meia cura ralado
    óleo para untar

Modo de preparo:

    Colocar o polvilho em uma tigela grande
    à parte, aquecer o fondor, o leite e o óleo
    Quando ferver escaldar o polvilho com essa mistura, mexer muito bem para desfazer pelotinhas
    Deixe esfriar
    Acrescentar os ovos um a um, alternando com o queijo e sovando bem após cada adição
    Untar as mãos com óleo, se necessário
    Enrolar bolinhos de 2 (cm) de diâmetro e colocá-los em uma assadeira untada
    Levar ao forno médio (180º), pré-quecido
    Assar até ficarem douradinhos