Série Olímpica: Sandwich


Em clima de olimpíadas vamos falar sobre o sanduíche, que foi criado na Inglaterra por Fourth Earl of Sandwich, primeiro lorde do almirantado, ou simplesmente John Montagu.

Resultado de imagem para sanduiche ingles


Ele viveu de 1718 a 1792. Era muito conhecido por ser amargo e, ao mesmo tempo, amado pelos seus subordinados no almirantado.
De acordo com a história, enquanto participava de uma rodada de carteado,que gostava muito, pediu a um de seus criados que preparasse algo "simples e rápido", pois não queria abandonar seu passatempo favorito.
Sem saber o que fazer, o criado pegou dois pedaços de pão e colocou presunto no meio. O lorde adorou e nunca mais jantou, passou a comer sanduíches.
Desde então, as pessoas passaram a ter muito menos tempo que John Montagu, o que fez com que sua invenção se tornasse mania mundial. Por ser fácil de preparar e possuir uma infinidade de ingredientes que podem ser adicionados, o sanduíche passou por dois séculos de história sem perder o seu glamour.

Resultado de imagem para sanduiche ingles


No Brasil, existe um bastante conhecido: o Bauru. A suculenta combinação foi criada pelo radialista Casemiro Pinto Neto, que frequentava o Ponto Chic, no largo São Francisco. Os ingredientes, inclusive o creme de três queijos, já existiam e lá era ponto de encontro de políticos da época. Cabia a Casemiro apenas montar o sanduíche. Não demorou para a fama do bauru, o sanduíche, se espalhar pela cidade. O dono do local, Odílio Ceccini, era diretor de futebol do Palestra Itália. Todos os dias levava técnicos e jogadores para comer lá. Em 1930, a receita entrou no cardápio. Alguns anos depois, Casemiro escreveu sobre a criação que o tornou famoso. Ele conta que queria um sanduíche só com queijos, mas decidiu adicionar mais ingredientes: "Falta um pouco de albumina e proteína. Bota umas fatias de rosbife. Falta vitamina, bota aí umas fatias de tomate." O pepino entrou depois, a pedido dos clientes, na década de 1970.

Vamos à uma receita bem fácil e deliciosa!

Sanduíche de Presunto tipo parma

Ingredientes:

2 fatia(s) de pão integral
2 fatia(s) de presunto tipo parma 
2 fatia(s) de Mussarela
1 unidade(s) de pepino em conserva em fatias
Quanto baste de maionese
Quanto baste de manteiga 

Modo de preparo:



Passe manteiga nas duas fatias do pão. Sobre uma das fatias coloque uma fatia do presunto e passe um pouco de maionese; em seguida, coloque 3 fatias do pepino sobre o presunto. Coloque sobre o presunto e o pepino uma fatia mussarela. Sobre a mussarela, repita os procedimentos acima com mais uma fatia de presunto, maionese, pepino e finalizando com mais uma fatia de mussarela. Cubra com a outra fatia do pão.



Agora vamos à receita do Bauru brasileiro!
Receita tradicional.
Resultado de imagem para bauru lanche


Ingredientes:

Pão francês sem miolo Uma porção de queijo Fatias de roastbeef Rodelas de tomate Rodelas de pepino (picles) Sal e orégano a gosto

Modo de preparo:

Divida o pão em duas partes e retire o miolo. Coloque o roastbeef frio (o roastbeef deve ser preparado com antecedência.) em uma das partes. Sobre o roastbeef, disponha rodelas de tomate e as de pepino. À parte, prepare o Banho-Maria, coloque um pouco de água numa assadeira para esquentar. Coloque o queijo que, ao derreter, deve ser retirado e disposta na outra fatia de pão. Una as duas fatias do pão. O calor do queijo aquecerá os demais ingredientes do sanduíche. Roastbeef - Uma peça de lagarto de aproximadamente 2 quilos; Sal grosso; Aqueça bem o forno antes de colocar a carne para assar! (Se quiser fazer um pedaço maior ou menor de lagarto, calcule sempre 20 minutos de forno por quilo de carne). Modo de preparar: Limpe bem a peça de lagarto; Forre uma assadeira com papel de alumínio e espalhe uma camada de sal grosso; Coloque a carne e cubra-a com sal grosso; Asse em forno bem quente por quarenta minutos; Deixe esfriar e raspe todo o sal grosso com uma faca; Coloque no congelador por uma hora e corte em fatias finas. Esta é um de várias formas de se preparar o Roastbeef.