Galinhada ou Maria Isabel de Frango

O Culinária e História de hoje traz uma receita com uma história que eu, Larissa Andrade (para saber quem sou eu, clique aqui.), vou relembrar contando a você.


Resultado de imagem para galinhada


Sabe quando a saudade aperta? De fato dói, mas as lembranças são doces e nesse caso, deliciosamente boas! Minha mãe sempre fazia um prato que eu pessoalmente gosto muito, ela chama de galinhada. Normalmente fazia ou à noite, quando eu pedia ou no domingo. Sempre que saboreio essa delícia, lembro dela, o que me dá mais saudades... Ela mora longe...


Pois bem, curiosa por não conhecer a origem dessa maravilha (que até hoje para mim, a única que faz bem feitinho é a minha mãe), resolvi fazer uma busca, confesso que não encontrei muitas informações, mas mostrarei a você. 


Não há uma pesquisa que diga a origem desse prato, mas sabe-se que o Maria Isabel é um prato típico do Piauí, mas de influência portuguesa, feito normalmente com carne seca, ou de bode. Em cada parte do país ela ganha novos ingredientes. 


Depois dessa pequena explanação, vamos à receita que minha mãe costuma fazer, é simples e  gostosa!


Resultado de imagem para galinhada

Ingredientes:


1 frango temperado;

500g de arroz;
1/2 lata de ervilha;
1/2 de milho verde;
pimentão picado;
cebola picada; 
tomate picado
cenouras em cubos;
batatas em cubos
açafrão para colorir.

Modo de preparo:

O preparo lembra o risoto, a diferença é que tem que deixar o arroz secar mais. Refogue o frango, junte a ervilha, o milho verde, pimentão, cebola, tomate, cenouras e batatas (pré-cozidas), coloque o arroz, adicione água(apenas 1cm acima do arroz) e deixe cozer. Deixe a panela semi-tampada. Após pronto, sirva.


Caso queria fazer algo mais elaborado, mais uma receita!


Resultado de imagem para galinhada


Ingredientes:


1 frango, cortado em pedaços;
2 tabletes de caldo de galinha;
Suco de meio limão;
2 colheres (sopa) de azeite;
1 cebola média ralada;
2 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido;
2 colheres (sopa) de extrato de tomate;
1 pimentão verde cortado em cubinhos;
1 colher (sopa) de salsa picada;


Modo de preparo:


Lave os pedaços de frango, tempere-os com os tabletes de caldo de galinha e o suco de limão e deixe tomar gosto
Em uma panela grande, aqueça o azeite e doure os pedaços de frango
Adicione a cebola e deixe refogar ligeiramente
Junte o arroz, o extrato de tomate, o pimentão e 4 xícaras e 1/2 (chá) de água, mexendo bem
Tampe a panela e, assim que iniar fervura, baixe o fogo e cozinhe por cerca de 15 minutos, até que o arroz fique cremoso e úmido
Se necessário, pingue mais água
Retire do fogo e passe para uma travessa
Polvilhe a salsa e sirva a seguir