Buriti, uma fruta exótica do Maranhão.

O buriti é uma das frutas mais conhecidas e consumidas na Amazônia e se tornou uma das matérias-primas mais utilizadas na produção de cosméticos, como xampus, cremes e sabonetes. 

Imagem: UFMG

A palmeira típica das regiões de cerrado, presente no nordeste e centro-oeste do Brasil, é aproveitada em quase todas as suas potencialidades. No Maranhão, além do uso de suas folhas no artesanato local, a polpa acrescida de água e açúcar dá origem a um doce saboroso e largamente consumido no estado.

Em pesquisa desenvolvida em 2004 na Universidade Federal do Maranhão, com o apoio da FAPEMA, graduandos do curso de Nutrição estudaram as propriedades nutricionais do doce de buriti. A partir de análise da composição química do produto, de origem no município maranhense de Santa Quitéria e adquirido em três amostras no Mercado Central de São Luís, o grupo coordenado pelo professor Dr. Victor Elias Mouchrek Filho avaliou suas potencialidades de consumo.

O buriti é a maior fonte de provitamina A do reino vegetal, com cerca de 90000 UI (unidades internacionais), sendo que a dose diária recomendada dessa substância é de 1500 UI para crianças e 5000 UI para adultos. O óleo da fruta chega a ser três vezes mais rico na vitamina que os óleos de dendê, milho e fígado de bacalhau.

Os resultados da pesquisa com o doce mostram não somente a riqueza em vitamina A, como alto teor de açúcar e valor calórico, com até 378,5 kcal para cada 100 gramas. Com relação à quantidade de ácido ascórbico (vitamina C), o doce mostrou baixo valor se comparado a outros frutos, além do pouco potencial protéico, com 1,75% da substância.


Imagem: Toluna.com

Diante disto, o Culinária & História disponibiliza para você uma receita de um doce feito com essa fruta muito consumida no Maranhão, o doce de buriti.
  • 01 medida de polpa fresca de buriti
  • 02 medidas de açúcar
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de água ou leite
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo mexendo sem parar até soltar da panela. Deixe esfriar e armazene em frascos de vidro que tem a boca larga. Mantenha na geladeira.

Como o buriti tem o sabor levemente azedinho, lembrando o damasco, combina muito bem com queijos e chocolate.

Fonte: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=5525